Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Thoughts in the morning - Why not?


"Por que não?" tá aí uma pergunta que muitas vezes temos medo de nos fazer. Se recebemos certa oferta ou pedido, várias vezes recusamos sem nem pensar direito no que essa proposta pode nos trazer de bom. Parece que perguntarnos "por que não?" vai, de algum modo, acabar nos prejudicando.
O ser humano possui um senso de comodidade que faz com que ele se acostume a coisas e tenha medo de sair daquela chamada e tão conhecida "zona de conforto". Mas o que todos nós precisamos entender é que nem sempre a zona de conforto é o melhor lugar pra se estar. Pense bem: que benefícios vai trazer à sua vida fazer sempre a mesma coisa? Que emoções você provará se fizer sempre a mesma coisa no mesmo lugar?
Por experiência própria, sei como é difícil sair dessa zona de conforto. É simplesmente mais fácil não mudar. E quando você tenta, parece que a gravidade tem uma força maior sobre você e ainda cria uma força que invade o seu pensamento e faz você querer sempre o mesmo. Nunca modificar nada.
Nós temos uma capacidade de nos acostumar às coisas. Já notou que quando você vai a algum lugar onde tem pessoas fumando, por exemplo, depois de um tempo você nem sente mais o cheiro de cigarro? Você se acostumou a aquele ambiente e não se incomoda mais.
Essa "capacidade de adaptação" é boa por um lado e ruim por outro. É boa porque, já imaginou se não nos adaptássemos a nada? A mínima mudança nos faria surtar! Até mesmo enlouquecer! Mas ao mesmo tempo é ruim, pois nos faz querer sempre as mesmas coisas do mesmo jeito. Acaba nos tornando pessoas sem ideias e preconceituosas. Imagine que seu(sua) melhor amigo(a) te liga convidando pra sair. E aí ele(a) pergunta "aonde nós vamos?" qual a primeira coisa que passa pela sua cabeça? "Ah, o lugar de sempre" não é?
Se você faz isso, não precisa ficar chateado(a). TODOS fazemos isso. A única diferença é que existem pessoas que parecem ter mais força pra lutar contra essa tendência de fazer sempre a mesma coisa no mesmo lugar. Mas do mesmo modo que TODOS temos essa tendência, TODOS podemos, aliás, devemos lutar contra esse costume.
Um conselho a você: a partir de agora, quando você receber uma proposta, antes de recusar logo de cara, pense "por que não?". Analise. Ao menos tente. E eu aposto que você sentirá mais felicidade em experimentar coisas novas.




Obs: Essa ideia do "tente, experimente" é legal, mas TOME CUIDADO! Use a cabeça... certas propostas não merecem nem consideração. Não mude os seus conceitos sobre o que você acha ser errado só porque todos disseram que não tem nada de mais. Faça todas as suas escolhas com os pés firmes ao chão e a cabeça no lugar!

Um comentário:

  1. Eu simplesmente A-M-E-I!
    Além do texto ter sido escrito com impecável perfeição, me identifiquei muito com o tema. Afinal, foi por medo de mudanças que eu viajava quilometros todos os dias para ir para escola. Tenho muito medo de mudar.
    Mas concordo com vc, não podemos simplesmente permanecer em uma "zona de conforto". Que graça a vida teria? Vou seguir seu conselho!
    Novamente, amei o texto, amei o blog e amo você!

    ResponderExcluir